domingo, 26 de outubro de 2008

APRESENTAÇÃO DA TURMA 81 DO MURIALDO no PALCO FARROUPILHA

"O Pagador de Promessas"

"Aurora da Minha Vida"

Preparativos!


“O próprio teatro ensina...”

Hoje (22.10.08) foi a manhã da apresentação no “II Palco Farroupilha”, os alunos da turma 81 do Colégio São José de Murialdo se prepararam durante os últimos dias com muita dedicação e entusiasmo. Ontem, já era de tardezinha quando os últimos deixaram a escola depois de terminar os detalhes da pintura do cenário.
Hoje chovia a cântaros e não tinha luz quando chegamos na escola para nosso deslocamento. Já pelas escadas os alunos iam me encontrando e bastante ansiosos faziam perguntas de todos os tipos, como: que horas vamos sair? Como vamos colocar o cenário? Posso usar essa blusa? Não consegui fazer o chapéu? Não tem durex? etc.
Eu tentando manter a calma ia respondendo conforme a necessidade, mas tenho consciência de que este era um bom momento para estimular a autonomia e a responsabilidade deles. Claro que alguns retrucavam quando eu dizia: decida você! Você pode! Cada um cuida das suas coisas!
E assim fomos, recolhi as autorizações, falei com alguns pais pelo telefone e descemos para pegar o tão trabalhoso cenário (eles insistiram em fazer uma igreja com quase dois metros e levar!), mas o ônibus não tinha um bagageiro que comportasse... Para mim isto não era uma novidade, eu já estava esperando por isso...Então, decidi: não vamos levar, vai só o bar e colocamos a parte de cima da igreja transformando o cenário.Frustração geral! Eles não entendiam a cena sem o cenário.
Eles ainda insistiram, queriam que uma mãe que estava lá conseguisse uma camionete, eu dei a ordem e sinalizei: Pessoal, vocês vão ver, teatro é imaginação, basta dar a sugestão com o cenário que todos entenderão o que queremos dizer, mostrar. Mas eles ainda presos no material não queriam deixar para trás o cenário. Mas deixamos... Eu na chuva com ajuda de alguns deles consegui colocar o bar que seria transformado em igreja e pegamos os outros acessórios. Assim, fomos!
O Colégio Farroupilha é próximo, mas o clima até lá ainda estava apreensivo, eles estavam com medo, medo de “pagar mico”, afinal, o cenário havia ficado pra trás... a idéia renascentista de cenário ainda é forte em nós. Incrível como essas referências transpassam gerações, não sei como nem por onde. Ou no caso seria a televisão e todo o seu realismo a nova referência?
Eles estavam com medo que desse algo errado, medo de como era este outro lugar, quem iria assistir, o que iria acontecer no momento mágico do teatro.
Chegamos!
Fomos recebidos com um camarim só nosso, os alunos se ambientavam na outra escola que nos recebeu com uma infra-estrutura realmente invejável. Agora sim eles perceberam que o negócio era sério e organizado. Ficaram mais apreensivos ainda!
Pedi para que cada um colocasse seu figurino, arrumasse suas coisas e depois desceríamos para assistir os outros grupos. Enquanto isso, eu tentava dar uma cor à nova igreja com os bons e velhos tnt´s. Além de fixar a imagem de São José que além de fazer parte da nova igreja improvisada como cenário, foi sem dúvida o nosso protetor e ajudou para que tudo corresse melhor ainda do que o esperado.
Todos muito afoitos queriam ver a escola, descer, entender onde estavam, etc.
Descemos, alguns ficaram fazendo maquiagem e tal. Subimos, fizemos os últimos preparativos, descemos prontos. Sentamos, assistimos um grupo.Enquanto assistiam, continuavam questionando, mas eles não tem nem cenário, mas a história é boa, é muito mais longa do que a nossa. Ai, sora, estou com dor de barriga!
Depois desta apresentação era nossa vez de ocupar o camarim, o tempo pareceu passar mais depressa, tentei combinar tudo com eles e deixá-los calmos. Eles estavam organizadíssimos, inclusive conseguiram até ensaiar mais umas vezes no camarim. Ali, já começavam a entender (depois de ter visto o outro grupo!) de que era necessário mesmo falar alto, de que a cena tinha que ter um ritmo mais lento, de que poderiam preencher mais com exageros dos personagens, que poderiam aparecer mais, fazer o teatro acontecer por meio daquilo que é sua essência, ou seja, o ator, a interpretação e a imaginação.
Chegou a vez deles! Tudo muito rápido. Tudo pronto. Um círculo, uma concentração, MERDA!! Eu assisti a tudo e abri as cortinas para os jovens alunos brilharem. Foi com certeza a melhor vez que fizeram a cena, tudo deu certo, tanto no primeiro quanto no segundo grupo.
No segundo grupo, depois das marteladas no cenário improvisado, o grito de MERDA e o som da capoeira tomaram a cena, contagiando os espectadores. Ao final, os abraços, sorrisos e gritos de 81,81, tomaram conta do espaço e depois de receberem os certificados e os botons dados pela organização do festival, saem orgulhosos, repetindo que querem fazer teatro mais e mais, de que foi ótimo e tal! Além de entenderem através da própria experiência que cenário, figurino ou qualquer outro elemento é supérfluo no teatro, pois, o que realmente vai importar é a presença deles mesmos, “o homem diante de outro homem” e sua vontade. Essa foi uma lição dada hoje pelo próprio teatro.

PARABÉNS QUERIDOS ALUNOS DA TURMA 81!
O TEATRO FICA AGRADECIDO COM O EMPENHO E DEDICAÇÃO DE TODOS!
VOCÊS ARRASSARAM!!
ATÉ A PRÓXIMA!


21 comentários:

Gabriel Martins disse...

Realmente, toda a preparação foi complexa... Eu na hora que vi que o cenário nao ia, entrei em pânico... Chegar lá, ver tudo akilo de bom e apresentar de um jeito estranho nao era bem oq eu estava planejando!!1! Mas no final ocorreu tudo bem =) Até achei que poderia ter sido melhor em algumas coisas como deixar a peça maior e outras coisas, mas nada muito grande. Depois dessa experiencia eu realmente quero participar do grupo de teatro, pois me sinto muito bem interpretando alguém que nao sou.

Anônimo disse...

Para nós foi uma experiência nova, aprendemos muitas coisas interessantes, tivemos a oportunidade de conheçer pessoas novas, ambientes novos e etc.
Amamos muito ter ido . Ao mesmo tempo a responsabilidade e a organização procuramos levar consigo.
Esperamos que aconteça muitas experiências novas como essa . Muito Obrigada por nos levar nesse mundo diferente e ao mesmo tempo de aventura e pessoas interessantes e sempre divertidas.

Beijoos .

Anônimo disse...

GOSTAMOS MUITO DA EXPERIÊNCIA !!
QUERIAMOS QUE O COLEGIO MURIALDO FIZESSE UM AFI-TEATRO COMO O COLEGIO FARROUPILHA FEZ :D

obrigaada professora aline por nos ensinar a cultura do tetro !!

beijoos anna julia, priscilla e andressa diogo

Anônimo disse...

Foi uma experiência maravilhosa, onde aprendemos muito com nós mesmos e até uns com os outros.
Sempre ocorrem coisas que não saem da forma como desejamos,mas isso acontece para que aprendemos com nossos erros e nos desenvolvemos como pessoas, sabendo que ao errar, estamos aprendendo para a vida.
Aprendemos muita coisa com o teatro, e ele acabou virando parte do nosso cotidiano e da nossa vida.
Esperamos que tenhamos novas oportunidades e usaremos tudo o que aprendemos!!!

Anônimo disse...

Para nós um momento muito bom de apredindizado e tbm diversão em fim a experiência foi muito boa conhecer novas pessoas assim fazendo novas amizades!
Benhur
Eduardo s.
Gustavo
vlw ferah!
msn pra qm quiser!

gustavo.mellos@hotmail.com

ben_hur_sm@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu aprendi muita coisa interesante com o teatro,gostei muito pois vi que um teatro não consegue funcionar direito sem a cooperação de todos não só com a cooperaçãomas mas também com a armania do grupo entre si.Passamos muitas dificuldades para conseguirmos aprensentar no Farroupilha porcausa do do cenário que teve muitas dificuldades de montagem e de transporte a eu queria chegar mesmo neste assunto tenho que te pedir descukpas pois no dia da apresentação eu e meu pai furamos contigo pois não meu pai não conseguiu o transporte para levar o cenário desculpa mesmo pois não tive coragem de ti dizer no dia oq1ue tinha acontecido com o transporte desculpa mesmo sora, mas apesar disso a peça ficou muito boa muito boa mesmo com isso percebi que não precisamos de um grande cenário mas apenas da imaginação.
Beijos Sora nunca vou me esquecer ddesta esperiencia incrivel que é o teatro!!!

Anônimo disse...

Ha foi uma apresentação boa, valeu a pena pois nós nos esforsamos.

e é isso ai vamos continuar assim e vamos em frente que assim todos vão chegar muito longe na vida com bastante saúde e sucesso..

Anônimo disse...

Eu ameei Soriita , uma experiência que vai ficar pra sempre dentro de mim, na minha memória. Apredi muitas coisas novas, pessoas novas e espero que daqui pra frente ,também continuamos á fazer experiências e viajens novas e interessantes !

Anônimo disse...

Bom como o gabri falou eu tbm entrei em pânico quando o cenário não entrou :) mas depois deu tudo certo.. eu vi que realmente temos que aprender a escutar mais a sora.. Pois vimos que o teatro não depende só do cenário ou da roupa do personagem!! Mas eu gostei muito de fazer tudo isso.. eu tbm quero participar do grupo de teatro, pois é muito legal esse mundo *-*

beijos Sora adorei tudo :*

Anônimo disse...

aff...eu estava muito nervosa...achei que daria tudo errado e que pagariamos o maior mico!!!!pois tinhamos pessoas que não estavam nem ai para a apresentação,mas que pra mim era muito importante...
quando chegamos percebi que aquilo não era brincadeira,e que se a brincadeira continuasse daria errado...
mas quando entramos no camarim tudo mudou,tos]dos passaram a levar a serio!!!!e graças a deus tudo deu certo!!!
bom,foi uma esperiencia incrivel e inesquecivel!!!!
sora parabens pela dedicação!!!
valeu!!!

Anônimo disse...

Para nós foi uma ótima experiencia toda a a turma adorou fazer as peças, para mim foi muito legal aprendi sobre o teatro e tambem que o teatro não é chato como eu pensava,alguns ficaram com medo depois que souberam que uma parte do cenario não ia mas no final tudo deu certo foi uma otima experiencia eu gostaria de fazer de novo.

Anônimo disse...

Eu adorei esta experiência de teatro, amei conhheçer a importância do teatro e a cultura que ele leva consigo !

Anônimo disse...

Foi muito legal e interessante a aprendizagem que o teatro nos traz, nos mostra que o mundo nao vive só da realidade e tal, mais sim sempre levando consigo um novo mundo interessante.

Anônimo disse...

Eu de verdade gostei de apresentar no Palco Farroupilha, foi uma experiência totalmente diferente do que eu costumo fazer. Ter ido lá já foi muito legal, porque outros grupos de outras escolas também apresentaram, peças por sinal muito legais, mas elas em comparação com a nossa duraram muito mais tempo, e nisso, gerou medo acredito que não só em mim. Porque as nossas cenas eram curtas, mas explicavam a peça em si. A parte que eu mais detestei e deixei isso MUITO CLARO, foi dizer merda, isso pra mim é coisa de outro mundo, é muito estranho dizer MERDA. Mesmo que eu saiba que dizer MERDA ou QUEBRE A PERNA, quer dizer sorte no teatro. Mesmo assim, ainda é estranho. oO

Anônimo disse...

O teatro nos trouxe um mundo novo interessante e experiente, a cultura muito interessante e relativa. Amei ter passado essa experiência com todos meus colegas, e conheçer pessoas novas e trabalhos diferentes e divertidos no mundo cultural e divertido ao mesmo tempo !

Anônimo disse...

Adoreii a experiência nova nunca pensei que iria ser tao legal como foi. Vou sentir saudades
Beijos

Anônimo disse...

foi muito dificil fazer a peça pois tinhamos muitos "dificuldades" como por exemplo: a chuva(que molhou um dos cenarios, quase o estragando), o nervosismo (ninguem de nos tinhamos atuados em palco, e muito menos com muita plateia) um dos cenarios que nos não podemos levar por que não coube no onibus,
e nos ensaios cada dia era mais dificil pois "o dia estava chegando, mas no final quando tudo estava pronto foi um alivio pois sabiamos que tinhamos feito o melhor que podiamos

Anônimo disse...

O TEATRO me ensinou muitas coisas interessantes e diferentes, com certas diferenças, o teatro é um mundo imaginário que nos traz até a realidade, com isso , amei apreder a cultura do teatro, E SUA APRENDIZAGEM !

Anônimo disse...

Adorei essas peças. nunca pensei que um dia nos iriamos nos apresentar para outras escolas. No começo achei que fossocoisa pequena, mas nao neeh ;)
muiiito boom (:
Beijoos
pooor/ priiih

Anônimo disse...

adorei a peça aurora de minha vida, apesar de eu nao ter ido ao coolegio farroupilha. Mas pelo jeito foi muito leegal

beeijos anna

Anônimo disse...

Legal de maiiiiiiissss
Nunca vo eskece